Ela é mesmo tudo isso?
O que é esta vitamina?
A vitamina K foi descoberta em 1929 e recebeu esse nome por sua participação na coagulação sanguinea – Koagulationsvitamin. Divide-se em Vitamina K1 (filoquinona), encontrada em vegetais folhosos e algas, e a K2 (menaquinona), obtida principalmente pela fermentação dentro do nosso intestino (produção endógena). A vitamina K2 ainda pode ser dividida em vários subtipos, sendo o mais importante para a Cardiologia o MK-7.
Qual sua importância?
De maneira simplificada, a vitamina K2 subtipo MK7 regula a calcificação e elasticidade dos vasos sanguineos e esta correlação com redução de eventos cardiovasculares foi vista em alguns estudos de acompanhamento. O mais famoso deles foi o estudo de Rotterdam, com quase 5000 individuos, que constatou, de maneira observacional e baseada em questionario alimentar, desde redução de calcificação na aorta, nosso principal vaso, até redução de mortalidade por todas as causas em até 50% em individuos com ingesta alimentar acima de 32.7 microgramas de componentes ricos em K2 – MK7 por dia, em um seguimento que durou até dez anos.
As principais fontes de K2 MK7 são a soja fermentada, fígado, gema do ovo, leite e derivados, queijos fermentados e oleos de peixes. Destas, os orientais consomem regularmente os oleos de peixes e a soja fermentada (Natto), e os ocidentais, ovos e derivados do leite. Para chegar a uma grande quantidade de MK7, teriamos que ingerir litros de leite ou quilos de queijo por dia, ou optar por usar soja fermentada e comer peixe em quase todas as grandes refeições, o que parece impraticavel no nosso estilo de vida e pode levar a problemas como aumento da pressão arterial e do colesterol ruim
Vamos tomar suplemento então!
Estudos seguiram com suplementação de 180 a 360 microgramas por dia K2 manipulada e constataram redução de calcificação e rigidez arterial em pequenos grupos de pacientes, especialmente em mulheres na menopausa e com arterias “endurecidas” ja no começo do estudo. Nenhum destes estudos foi de alto nivel de evidência, ou seja, intervencionista, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo.
Você tomaria?
A boa noticia: Existem estudos melhor desenhados em andamento com a proposta de responder esta questão. O VitaK-CAC trial, que estuda calcificação nas arterias coronarias, e o BASIK2, que avalia progressão de calcio em doença valvar degenerativa em idosos e doença aortica bicuspide, em jovens, proverão um alto nivel de evidência em relação a exames de imagem, mas ainda assim não responderão se a suplementação de K2 vai de fato reduzir infarto, AVC (derrame) e mortalidade cardiovascular!
Do ponto de vista científico, a resposta é: não se sabe ainda! Não sabemos de fato o impacto de suplementação diária de longo prazo de K2 MK7 na saúde vascular e cardíaca.
Além disso, por ser uma vitamina que acumula-se na gordura, pode impedir a absorção e funcionamento de nutrientes, como a D e D3, e causar outros transtornos metabólicos – ninguém até hoje tomou K2 por muito tempo para nos responder.
O beneficio teórico, observacional, é promissor; mas vimos recentemente muitos medicamentos e substâncias com efeito teórico maravilhoso na prática piorando os resultados de tratamento na vida real, inclusive aumentando mortalidade – lembra da cloroquina e azitromicina?
O aspecto econômico deve ser levado em conta: Sempre o maior propagandista de suplementação é o próprio fabricante ou revendedor do produto, e com tantas maravilha prometidas o preço final do suplemento fica pesado para o consumidor. Pode até faltar para medicamentos com eficácia comprovada.
Por último, temos que lembrar do efeito “too good to be true” – quando algo apresenta resultado muito além do esperado, geralmente há um ou mais fatores associados colaborando ou confundido o resultado.
Conclusão
Minha dica: Continue alimentando-se de maneira saudável, fazendo seu exercício regular e praticando a felicidade e mantendo relações sociais e familiares saudáveis:
Não sou contra, mas também não recomendaria usar diariamente como medicamento.
Há medicamento muito mais eficaz para isso com comprovação cientifica de redução de infarto, AVC e morte e redução da progressão da placa de gordura.
Querem saber o que é?
PS: Na foto , a fonte da juventude na Flórida. Exploradores passavam justamente a sua juventude procurando uma solução para o passar do tempo e ironicamente o seu próprio tempo de vida estava passando..